Este blog é de única e inteira responsabilidade do seu autor, isentando qualquer instituição, outras pessoas físicas ou jurídicas.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Malote de Célula - mês Maio/Junho - semana 3

3ª Semana - Gente na Bíblia que se parece com a gente.


Davi – o restaurado. Salmo 51


O rei Davi foi um adúltero. Também foi um homicida. Ele toma a mulher de Urias e a engravida, depois trama para que Urias, que estava em Jerusalém em um intervalo dos confrontos, durma com sua esposa. Urias, homem nobre, nega o pedido do rei, pois prefere ficar com seus soldados e seu superior. Então, como não havia um modo de Davi esconder a gravidez de Bete-Seba, manda colocar Urias em uma posição de batalha que necessariamente lhe custaria a vida.

Adúltero e Assassino.

Porém, homem segundo o coração de Deus (1 Sm 13:14 e At 13:22).

O que faz de Davi ser alguém tão especial aos olhos de Deus, apesar de ter atitudes tão reprováveis tanto aos olhos do Senhor quanto aos olhos do seu povo?

A verdade é que Davi é tão pecador como qualquer um de nós. Não há nada de diferente em Davi e, pode ser, que em seu lugar tomaríamos as mesmas decisões, incorreríamos nos mesmos erros e pecaríamos da mesma maneira.

O que Davi trás dentro de si é o que o diferencia: o coração de Davi é um coração quebrantado. Ele se arrepende. Ele olha para dentro de si e sabe que não é assim que ele deveria ser. Quando sua vida se desloca para fora da vontade boa, agradável e perfeita do seu Senhor, ele sofre e sofre porque é um homem em busca de santidade, apesar de seus inúmeros e nefastos erros.

Por isso Deus o restaura. Deus o perdoa! (1 Sm 12:13).

Restauração é deixar Deus assumir o controle de nossas vidas para que ele possa reparar aquilo que está em mau estado de conservação, aquilo que ao longo da jornada se estragou por causa de nossas próprias atitudes pecaminosas.

Ao lermos o Salmo 51 vimos um homem arrependido, confessando a sua pequenez e sendo restaurado pelo Deus a quem deposita a sua confiança.

A restauração implica em uma vida de arrependimento que desemboca em uma vida de proclamação (Salmo 51:13-15). Uma vida restaurada é uma vida que leva benção para as pessoas a nossa volta (Salmo 51:18 e 19). Por isso, ser restaurado é ser santificado por Deus para uma vida de ação em Seu Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário