Este blog é de única e inteira responsabilidade do seu autor, isentando qualquer instituição, outras pessoas físicas ou jurídicas.

terça-feira, 31 de maio de 2011

Malote de Célula - mês Maio/Junho - semana 2

2ª Semana - Gente na Bíblia que se parece com a gente.


Naamã – o curado. 2 Re 5:1-19


Naamã, como disse o nosso pastor, herói nacional, porém leproso. Homem, porém indigno. Guerreiro vencedor, porém um derrotado fisicamente e moralmente.

Sem saber o que fazer, ele dá ouvidos a pequena escrava que lhe diz: “Se o meu senhor procurasse o profeta que está em Samaria, ele o curaria da lepra.”

Mas ao chegar em Samaria, Naamã procura o rei! Quantas vezes nós deixamos de procurar o Deus eterno e liderança constituída por Deus em nossas vidas para procurarmos os “tios e tias espirituais”, os “missionários” de ocasião, os homens e mulheres da moda com seus programas televisivos bacanas.

Mas ao chegar em Samaria, Naamã leva presentes! Quantas vezes nós, libertos em Cristo, mas necessitados do nosso Deus, não tentamos comprar as bençãos do nosso Deus com presentinhos, como se Deus pudesse se dobrar com as nossas lembrancinhas, como se o amor de Deus pudesse ser comprado. Não existem relações comerciais entre nós e Deus. Ele nos abençoa porque nos ama e nós o buscamos porque o amamos e somos amados.

Mas enfim, Naamã chega ao profeta – Mergulhe sete vezes no Jordão. E Naamã se decepciona, ele queria espetáculo espiritual (11), ele preferiria os rios da Síria, que de fato eram muito mais portentosos do que o minguado Jordão (12).

Deus usa caminhos que nós jamais pegaríamos para nos curar. Deus nos confronta e nos cura por inteiro. Sem espetáculo e fantasmagorismo. Naamã foi dobrado em sua soberba nacionalista. Naamã foi curado em sua vergonha moral. Naamã foi curado da lepra, mas acima de tudo foi transformado espiritualmente.

Por fim, Naamã se converte. Leva um pouco de terra samaritana para poder adorar ao Deus Eterno em sua própria terra. A cura, queridos irmãos, nos leva a uma vida santa de adoração. A cura nos coloca na posição de adoradores que tributam a Deus suas próprias vidas. E quantos de nós não precisamos ser curados para que assim, tratados, adoremos ao nosso precioso Jesus por inteiro. Mergulhe no rio que Deus lhe mandar mergulhar. Deixe Deus ser Deus em sua vida e não tente fazer as coisas à sua maneira, porque à maneira de Deus, muitas vezes pode ser incompreensível e absurda, mas é, sem dúvida, o único caminho para a cura integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário